Tinsul Colors

Dúvidas frequentes

Confira as respostas para as dúvidas mais comuns relacionadas ao sistema Tinsul Colors.

  • Como limpar os materiais de pintura após o uso?

    Os pincéis e rolos utilizados na pintura de tintas base solvente devem ser lavados com o solvente de diluição dos produtos que foram aplicados. Em seguida lavados com água e detergente, sempre que forem guardados por períodos relativamente longos (dias ou meses). Os rolos e pincéis usados na pintura de produtos látex devem ser lavados inicialmente com água e, em seguida, com água e sabão.

  • Posso pintar sobre papel de parede?

    A pintura sobre papel de parede não é recomendada, pois os papéis não propiciam aderência necessária para os produtos, causando descascamento da tinta aplicada.

  • Os produtos a base de látex (acabamentos, fundos e massas) podem ser aplicados sobre a madeira?

    Estes produtos não devem ser aplicados em madeira porque o contato do solvente (água) causa dilatação das fibras da madeira, ocasionando trincamentos e descascamentos na pintura.

  • É necessário aplicar fundo preparador sobre a tinta antiga?

    Sim, se a tinta antiga apresentar calcinação, bolhas ou descascamentos. Porém, caso a tinta esteja em perfeitas condições, o fundo pode ser dispensado.

  • A tinta acrílica pode ser aplicada pura, sem diluição?

    Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação.

  • O uso de fundos ou seladores sobre a massa é obrigatório?

    O uso dos fundos ou seladores sobre as massas tem a função de uniformizar a absorção e economizar acabamento, o que resulta em maior rendimento. Este uso é recomendado, porém não obrigatório.

  • O que faço com a tinta que sobrou?

    Armazene-a em um local coberto em embalagem bem fechada na posição vertical. No caso de esmaltes sintéticos, tintas a óleo e vernizes, recomendamos colocar uma pequena quantidade de aguarrás, de tal forma a formar uma película líquida sobre a superfície da tinta.

  • Que tipo de pincel devo usar?

    Cerdas escuras: indicadas para a aplicação de esmalte sintético, tinta a óleo e complementos Cerdas grisalhas: indicadas para a aplicação de tintas látex e respectivos fundos. Cerdas brancas: indicadas para aplicação de vernizes e stains.

  • Qual tipo de rolo devo usar?

    Rolos de lã de pelo baixo são indicados para tintas PVA e Acrílicas. Rolos de espuma são indicados para aplicação de esmalte sintético, tintas a óleo e complementos. Rolos de espuma rígida ou de borracha são indicados para aplicar texturas.

  • Existe uma ordem para pintar um ambiente ?

    Pintar um ambiente na ordem correta economiza tempo e dinheiro. Comece pelo teto (1), paredes (2), portas (3), janelas (4) e finalmente o rodapé (5). Se o acabamento for feito com papel de parede, toda a pintura deve ser terminada primeiro.